A Carton Furniture Series (CFS) foi criada originalmente como parte de um projeto voltado para a criação de móveis de papel, em 1965, por Riki Watanabe. Tem sido reproduzida pelo Metropolitan Gallery (METROCS), em Tóquio, desde 2006. A série inclui três produtos: Kids Set, High Stool e Low Stool. Os móveis são feitos de papelão dobrado, sem adesivos, pregos ou parafusos. Os bancos são fortes o suficiente para suportar o peso da maioria dos adultos e todas as peças são recicláveis.
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, Kids Set, 1965
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, Kids Set, 1965
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, Kids Set, 1965
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, Kids Set, 1965
O Kids Set é constituído de uma mesa e dois bancos, que se encaixam perfeitamente embaixo da mesma, não ocupando espaço quando não estiver sendo utilizada. É produzida em quatro cores: branco, azul, laranja e amarelo, desde 2009. O conjunto recebeu o prêmio Mainichi Industrial Design Prize, em 1967.
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, Low Stool, 1965Riki Watanabe, Carton Furniture Series, High Stool, 1965
Quando os bancos altos (High Stool) foram lançados, diziam que quatro deles conseguiam suportar o peso de um elefante. Além de ser usado como banco, também funciona como peça decorativa e como blocos de montar para crianças, tornando o produto muito popular em jardins de infância. Está disponível nas mesmas quatro cores dos Kids Set, além de poder ter as peças misturadas.
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, Low Stool, 1965
Riki Watanabe
Riki Watanabe nasceu em 1911. Após formar-se na Escola Politécnica de Tóquio, departamento de trabalho em madeira, em 1936, Watanabe começou a trabalhar para uma manufatura em Gunma, na prefeitura de Tóquio. Em 1949 criou o Estúdio Riki Watanabe de Design e começou a desenvolver mobiliários para Kiyoshi Seike e para o bar Jungfrau, em cooperação com Isamu Kenmochi. Quando a Associação dos Designers Industriais foi formada em 1952, Watanabe foi indicado como diretor administrativo.
Seus trabalhos mais famosos são o Torii Stool e a Round Center Table. O Torii Stool foi projetado sob pedido da revista Modern Living. Foi projetado para ser usado como mobiliário de verão, pela escolha dos materiais e da cor clara. A silhueta do banco lembra os portões japoneses "Torii" dos templos Shinto. O banco ganhou a medalha de ouro da Trienal de Milão em 1967.
.