A Carton Furniture Series (CFS) foi criada originalmente como parte de um projeto voltado para a criação de móveis de papel, em 1965, por Riki Watanabe. Tem sido reproduzida pelo Metropolitan Gallery (METROCS), em Tóquio, desde 2006. A série inclui três produtos: Kids Set, High Stool e Low Stool. Os móveis são feitos de papelão dobrado, sem adesivos, pregos ou parafusos. Os bancos são fortes o suficiente para suportar o peso da maioria dos adultos e todas as peças são recicláveis.




O Kids Set é constituído de uma mesa e dois bancos, que se encaixam perfeitamente embaixo da mesma, não ocupando espaço quando não estiver sendo utilizada. É produzida em quatro cores: branco, azul, laranja e amarelo, desde 2009. O conjunto recebeu o prêmio Mainichi Industrial Design Prize, em 1967.
Riki Watanabe, Carton Furniture Series, High Stool, 1965

Quando os bancos altos (High Stool) foram lançados, diziam que quatro deles conseguiam suportar o peso de um elefante. Além de ser usado como banco, também funciona como peça decorativa e como blocos de montar para crianças, tornando o produto muito popular em jardins de infância. Está disponível nas mesmas quatro cores dos Kids Set, além de poder ter as peças misturadas.



Riki Watanabe nasceu em 1911. Após formar-se na Escola Politécnica de Tóquio, departamento de trabalho em madeira, em 1936, Watanabe começou a trabalhar para uma manufatura em Gunma, na prefeitura de Tóquio. Em 1949 criou o Estúdio Riki Watanabe de Design e começou a desenvolver mobiliários para Kiyoshi Seike e para o bar Jungfrau, em cooperação com Isamu Kenmochi. Quando a Associação dos Designers Industriais foi formada em 1952, Watanabe foi indicado como diretor administrativo.
Seus trabalhos mais famosos são o Torii Stool e a Round Center Table. O Torii Stool foi projetado sob pedido da revista Modern Living. Foi projetado para ser usado como mobiliário de verão, pela escolha dos materiais e da cor clara. A silhueta do banco lembra os portões japoneses "Torii" dos templos Shinto. O banco ganhou a medalha de ouro da Trienal de Milão em 1967.
.